Os Clãs mais conhecidos

Clãs e Linhagens


Em Vampiro: a Máscara, cenário do Mundo das Trevas, um clã (por vezes escrito como Clã, com letra maiuscula) é um grupo de vampiros unidos por relações sanguíneas. Um clã é usualmente um grande grupo reconhecido amplamente na sociedade vampírica, e não uma pequena ramificação que é chamada de Linhagem.

No Mundo das Trevas, cada clã descende de um único progenitor, chamado de Antediluviano - em referência a ser mais antigo que o dilúvio - que passou a cada um de seus descendentes seus dons e defeitos. Todos os Antediluvianos vem de uma única fonte: comumente aceito como sendo Caim, o primeiro assassino.

O Livro de Nod relata os clãs com sendo originalmente treze: O Clã da Realeza (Ventrue), o Clã da Besta (Gangrel), o Clã da Lua (Malkaviano), o Clã Oculto (Nosferatu), o Clã Errante (Ravnos), o Clã da Rosa (Toreador), o Clã da Noite (Lasombra), o Clã dos Modeladores (Tzimisce), o Clã da Serpente (Seguidores de Set), o Clã da Morte (Capadócio), o Clã da Cura (Salubri), o Clã da Caça (Assamita) e o Clã dos Instruídos (Brujah). Outros fragmentos sugerem a possibilidade de existerem outros clãs que não sobreviveram as noites finais.

No Mundo das Trevas, cada clã descende de um único progenitor, chamado de Antediluviano - em referência a ser mais antigo que o dilúvio - que passou a cada um de seus descendentes seus dons e defeitos. Todos os Antediluvianos vem de uma única fonte: comumente aceito como sendo Caim, o primeiro assassino.

O Livro de Nod relata os clãs com sendo originalmente treze: O Clã da Realeza (Ventrue), o Clã da Besta (Gangrel), o Clã da Lua (Malkaviano), o Clã Oculto (Nosferatu), o Clã Errante (Ravnos), o Clã da Rosa (Toreador), o Clã da Noite (Lasombra), o Clã dos Modeladores (Tzimisce), o Clã da Serpente (Seguidores de Set), o Clã da Morte (Capadócio), o Clã da Cura (Salubri), o Clã da Caça (Assamita) e o Clã dos Instruídos (Brujah). Outros fragmentos sugerem a possibilidade de existerem outros clãs que não sobreviveram as noites finais.

Os sem Clãs

No Mundo das Trevas, existe um numero crescente de vampiros sem clãs que foram abandonados por seus senhores imediatamente após o abraço e que são ignorantes quanto a seus status de clã. Eles são chamados de Caitiff pela Camarilla, e são vistos como um sinal da Máscara saindo do controle, por isso recebem pouco respeito dos seus anciões. O Sabá, por outro lado, recebem com satifação o abraço dos sem clãs (que eles chamam de Pander) em sua seita. Os mais superticiosos vêem o crescimento do número desses vampiros com um presságio da chegada da Gehenna, a profecia das Noites Finais quando todas as crianças de Caim serão destruídas.

Os Clãs mais conhecidos

    * BRUJAH: São os vampiros anarquistas, esquentados e de cabeça quente, gostam de se aliar a qualquer causa que gostem, suas disciplinas são: Rapidez, Potência e Presença;

    * GANGREL: São os vampiros metamorfos, podem virar desde lobos a morcegos, são nômades e selvagens, muito quietos e pouco sociáveis, são geralmente linha de frente em batalha por serem conhecidos e temidos pela sua selvageria, suas disciplinas são: Animalismo, Fortitude e Metamorfose;

    * MALKAVIANOS: Todos os membros deste clã são atormentados pela loucura, são temidos pelo seu comportamento bizarro, por pensarem que são loucos completamente, mas são poderosos e sua disciplina Demência pode causar estragos, possuem tb Auspícios e Ofuscação

    * NOSFERATU: São os vampiros mais horrendos, pois depois da transformação em vampiros, seu corpo entrou em um estado de decomposição, mas conseguem disfarçar isso em contato com o público com a disciplina Ofuscação, além dela possuem Animalismo e Potência, são calmos e detentores de qualquer informação que precisarem, geralmente vivem em esgotos

    * TOREADOR: Possui entre seus membros, artistas, músicos e modelos,são altamente sociáveis e belos, possuem as disciplinas Auspícios, Rapidez e Presença;

    * TREMERE: São os chamados vampiros bruxos, pois aprenderam a fazer magias com o sangue e muitas outras coisas, deve-se ter cuidado com eles, são mais polidos e reservados, suas disciplinas são: Dominação, Auspícios e Taumaturgia;

    * VENTRUE: São os vampiros ricos, empresários e donos de terras, altamente esnobes, mas tb sociáveis, possuem as disciplinas: Dominação, Fortitude e Presença;

    * LASOMBRA: Mestres da escuridão e das Sombras, possuem talento nato para a liderança, sociáveis e ao mesmo tempo ruins, deve-se ter cuidado no tratamento com esses membros, suas disciplinas são: Dominação, Tenebrosidade e Potência;


Linhagens

Nem todos os vampiros pertencem a um dos maiores clãs, alguns pertecem a pequenos grupamentos de vampiros, chamados de Linhagens. Enquanto algumas linhagens são descendentes de clãs maiores, outras tem origens misteriosas e obscuras. Na maior parte dos casos a linhagem é uma ramificação de um clã, possuíndo habilidades e características semelhantes mas com algumas mudanças.

Os Tremeres

Ao contrário dos outros clãs, os Tremeres não são descendente de um único progenitor. Eles eram um grupo de magos que usaram o sangue do clã Tzimisce para se tornarem vampiros. O mago Tremere então ganhou status de Antediliviano ao cometer diablerie em Saulot, o Antediluviano do Clã Salubri. Apesar disso, os Tremeres são considerados um clã nos tempos modernos, presumidamente porque eles se tornaram úteis a Camarilla.


CORODRIGUES OH PRIMIGÊNIE CAMARILLA



História - Tremere

Os Tremere eram uma poderosa Casa de feiticeiros da Ordem de Hermes (veja Mago: a Ascensão e Ars Magica), fundada na Transilvânia e liderada por seu fundador, Tremere, já com muitos séculos de idade. Ao início da Era da Razão, enquanto a Mágica tornava-se mais rara no mundo, os velhos Feiticeiros acharam cada dia era mais difícil realizar seus rituais, deixando-os na mão para estender artificialmente seus longos períodos de vida. Repentinamente, Imortalidade, algo que eles já tomaram por garantido, estava escapando de suas mãos.

Desesperadamente procurando meios de evitar a, muito negada, morte, quaeles Magos buscaram por outros Imortais: os habitantes da noite conhecidos como Vampiros. Eles começaram a capturá-los para experimentações. Sendo o Tzimisce o Clã mais comum da região, foi somente o acaso que fossem membros daquele Clã as principais vítimas da depredação Tremere. Mas com suas vidas em jogo, os Tremere não deixariam que isso os parassem.

Repentinamente, uma noite, a resposta veio à Goratrix, o discípulo favorito do Tremere. Ele encontrou o meio de realizar o ritual que os permitira tornarem-se Imortais como os Vampiros SEM o Abraço. O próprio Tremere, Goratrix e seis outros poderosos Feiticeiros da Ordem realizaram o ritual. Mas alguma coisa inexplicavelmente deu errado e, mesmo faltando a fraqueza comum que ligava os Clãs Vampiros enquanto dividia sua Imortalidade, os Tremere tinham todas os outros defeitos dos Amaldiçoados, incluindo a incapacidade de fazer a Verdadeira Mágica! Daí, eles tiveram que "desenvolver" (redescobrir realmente) a disciplina da Magia-do-Sangue ou Taumaturgia.

Aqueles foram anos difíceis para os Tremere. Os Tzimisce tornaram-se seu inimigos mortais, junto com os Gangrel e os Nosferatu (cujos membros também foram vitimas dos Tremere em suas tentativas de criar a Linhagem Gárgula de servos). Os Tremere notaram que eles não poderiam sobreviver a menos que eles pudessem de algum modo tornarem-se um Clã formal. Daí, ele decidiu tornar-se ELE um Antediluviano.

Ajudado por poderosa feitiçaria, os Tremere foram capazes de localizar os locais de descanso de antigos vampiros em Torpor, incluindo vários Antediluvianos. Tremere e seus discípulos foram através da lista, baixando suas gerações para a 4ª. Finalmente, havia somente um passo para efetuar a busca: Tremere tinha de consumir a alma de um Antediluviano.

Saulot tornou-se a vítima da escolha já que seu refúgio era o menos protegido. Ali, e com o antigo ser inconsciente, Tremere bebeu todo seu sangue e então sua alma. É dito que quando Tremere finalmente terminou seu trabalho, ele notou que o místico terceiro olho de Saulot estava aberto, olhando para ele friamente...

Os anos seguintes foram de tumulto. Muitos tentaram derrubar os Tremere, alguns alegando que eles tinham destruído exatamente o mais nobre de sua espécie. Mas os Tremere sobreviveram, e eventualmente acharam um lugar na comunidade Cainita. 



Ventrue

Lideres oficiais da Camarilla, os Ventrue dizem ter criado e mantido a organização da seita desde o seu inicio. Eles suspeitam que o fundador do clã tenha sido morto por um Brujah, o que representaria um grande golpe no orgulho dos membros do clã. Seja como for, é quase certeza que o fundador do clã já não exista mais, por isso seus membros gozam de uma não independência dos Antediluvianos. Todavia, os Ventrue se envolvem no Jyhad, na qual exercitam sua formidável influencia sobre os desígnios do rebanho. Muitos ficam curiosos a respeito dos trabalhos internos desse bem organizado clã,  enquanto rumores sombrios de mistério e anciões adormecidos escapam da fachada austera dos Ventrue.

Apelido: Sangue Azul.

Aparência: Os Ventrue cultivam aparências clássicas e tradicionais. Ao seu modo, os Ventrue fazem uso freqüente do estilo dos seus dias ativos; uma pessoa consegue adivinhar a idade de um Ventrue determinando o período da historia ao qual sua roupas pertencem.Sendo eles elegantes e requintados, mas raramente adotam fortes tendências masculinas pós-mordena.

Refúgio: Apenas os melhores. Os Ventrue comumente se abrigam em mansões ou propriedades valiosas. Os vampiros Ventrue são freqüentemente de famílias ricas e seus refúgios podem ser ate casas ancestrais.

Antecedentes: Os Ventrue são tradicionalmente procedentes de profissionais ou de famílias de alto nível social, apesar de nas noites modernas o clã poder recrutar qualquer pessoa notável. Idade, sabedoria e experiência são indícios relevantes ao Abraço Ventrue e os de Sangue Azul nunca abraçam por capricho.

Criação do Personagem: Os atributos Sociais e Mentais são igualmente importantes, e os membros ilustres do clã cultivam ambos os aspectos. Perícia e Conhecimento dividem uma importância similar, pois o clã das ênfase à amplitude e capacidade.

Disciplina doClã: Dominação,Fortitude, Presença.

Fraqueza: Os gostos dos Ventrue é exigente ao ponto da exclusividade, e cada Sangue Azul só pode se alimentar de um tipo de sangue mortal. Este tipo deve ser escolhido quando da criação do personagem. Os Ventrue podem se alimentar normalmente do sangue de outros vampiros.